top of page
Buscar

Projeto Educa Skate promove inclusão social em escola pública de Governador Valadares

  • Foto do escritor: Custela
    Custela
  • 5 de nov. de 2024
  • 3 min de leitura

Projeto Educa Skate incentiva a inclusão social em escola pública de Governador Valadares

Desde que estreou nos Jogos Olímpicos em 2021, o skate vem ganhando cada vez mais respeito e visibilidade. Inspirados por atletas como a recordista Rayssa Leal, crianças e adolescentes têm se dedicado a aprender manobras como flip, ollie e rocket air grab. Mais do que um esporte empolgante, o skate se revela uma ferramenta de transformação social e desenvolvimento pessoal.


É isso que busca o projeto “Educa Skate” em Governador Valadares, realizado pela organização De Peito Aberto, uma das principais no Brasil em inclusão social por meio do esporte. Com patrocínio da Águas de Valadares, via Instituto Aegea, e apoio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte, a iniciativa pretende transformar a realidade de cerca de 100 alunos, de 6 a 17 anos, da Escola Municipal Simoni Maria da Cruz, no bairro Santos Dumont II, além de outras três cidades, oferecendo acesso ao aprendizado e à prática do skate.


O Projeto

Localizada em uma área de vulnerabilidade socioeconômica, a E.M. Profª Simoni Maria da Cruz foi escolhida para receber o projeto Educa Skate, buscando gerar maior impacto social na comunidade. Quatro turmas participarão das aulas duas vezes por semana ao longo de um ano. Em Valadares, o projeto é conduzido pelo treinador Gerson Magalhães Filho, profissional de educação física que foi selecionado após um processo seletivo. Ele destaca o significado pessoal da iniciativa, pois sua trajetória no skate o levou à Educação Física. “Fui atleta de skate por 10 anos e, agora, tenho o prazer de atuar em um projeto social, retribuindo às novas gerações aquilo que vivi, oferecendo uma nova perspectiva de vida pelo esporte educacional”, comentou.


No Brasil, onde mais de 1 milhão de crianças e jovens de 4 a 17 anos estão fora da escola (dados da PNAD), é essencial criar incentivos de aprendizagem que motivem e capacitem os estudantes. O coordenador do projeto, Sávio Teixeira, ressalta que, ao desenvolver habilidades físicas e sociais, o skate se torna uma ferramenta valiosa para o crescimento dessa geração.

“É um esporte que dialoga com os jovens e com a comunidade. Sabemos que os métodos de ensino precisam evoluir com o tempo, e o skate é uma ferramenta de desenvolvimento que se conecta com nosso público. Ele ensina disciplina, trabalho em equipe e persistência, pois no skate, cair e levantar fazem parte do processo”, explicou.


A cerimônia de abertura do projeto Educa Skate aconteceu na última segunda-feira (28), na E.M. Profª Simoni Maria da Cruz, reunindo alunos, familiares, professores e representantes das entidades apoiadoras, que discursaram durante o momento cívico. Na ocasião, os estudantes receberam kits completos com uniforme — camisa, bermuda, meia e tênis —, além de equipamentos de proteção e um skate personalizado. Eles também participaram de uma atividade prática para experimentar o esporte pela primeira vez.


Para marcar o lançamento, os skatistas locais Saulo Barbosa (“Naim”), Vinícius Pereira (“Viciusbeat”) e Winderlan Charles (“Charlin”) fizeram uma apresentação especial, realizando manobras e superando obstáculos, o que animou os futuros skatistas do projeto. O coordenador do Educa Skate, Sávio Teixeira, que também é b-boy, se juntou ao evento com uma performance de breakdance e compartilhou sobre a cultura hip hop, que tem uma forte conexão com o skate.


O projeto Educa Skate, promovido pela organização De Peito Aberto e seus profissionais, reafirma o compromisso de democratizar o acesso ao esporte e apoiar novas gerações, construindo uma conexão entre educação e transformação social. Em um ambiente que promove igualdade, esses jovens poderão romper barreiras sociais e se tornar grandes inspirações no futuro, tanto no esporte quanto na vida.


Fonte: drd.com.br

 
 
 

Comments


bottom of page